Consulta odontológica: Quando foi a última vez que você cuidou dos dentes?

Consulta odontológica: Quando foi a última vez que você cuidou dos dentes?
17/12/2020
As consultas de rotina são importantes para a manutenção da saúde bucal. Com a consulta odontológica é possível determinar com antecedência quaisquer desvios da normalidade na saúde bucal.
Esse cuidado também facilita o tratamento e evita que esses problemas cheguem a estágios que realmente podem causar dor à pessoa.
De acordo com o dentista da PróVida, Lucas Meneghello Fialho, da unidade Cachoeira do Sul, que atende na clínica parceira OdontoVida, localizada junto ao prédio da PróVida: “Ficar muito tempo sem consultar um dentista pode acarretar danos sérios aos tecidos bucais”.
Qualquer alteração que aconteça nos tecidos da boca pode causar não só dor intensa, mas também a perda de um ou mais dentes.
A frequência em que se deve visitar o dentista irá depender do perfil de cada pessoa. De uma forma mais geral, a orientação é ter pelo menos uma consulta odontológica por ano, porém é muito importante ter essa informação alinhada com o seu dentista.
Consulta odontológica
Na maioria das vezes, uma consulta odontológica se trata de uma revisão do estado de integridade e higiene da sua saúde bucal. Nessa consulta é feita a limpeza dos dentes e da gengiva, removendo placas e tártaro que podem causar gengivite, cáries ou mau hálito.
Também costuma ser feito um exame cuidadoso dos dentes, gengivas e da mucosa da boca para identificar se há sinais de doenças ou outros problemas. Tudo isso com o intuito de manter uma boa saúde bucal.
Hábitos de higiene
Meneghello Fialho afirma ainda que mesmo com consultas periódicas “os hábitos de higiene bucal são importantíssimos para a manutenção da saúde”. A escovação e o uso do fio dental são fundamentais para manter a boca saudável.
Nesse caso, o fio dental é tão importante quanto a escovação, porque complementa e alcança áreas que a escova não consegue higienizar corretamente.
Os hábitos de higiene, juntamente com uma saúde bucal adequada e a consulta odontológica periódica, podem, inclusive, evitar doenças em outras regiões do corpo. Isso porque a boca é a porta de entrada para a corrente sanguínea.
Por isso, se surgir uma infecção na boca, por exemplo, derivada de algum problema de saúde, e isso se agravar, pode espalhar para outras partes do corpo.
Existem hábitos que também podem atrapalhar a nossa saúde bucal e muitas vezes nem os notamos, a exemplo da alimentação, do tabagismo e do consumo de álcool. Dessa forma, é ainda mais imperativo que se tenha consultas regulares com o dentista.
Tudo isso para manter uma saúde bucal adequada e, mesmo que alguns problemas surjam por diversos motivos, o dentista terá tempo hábil para poder cuidar da saúde bucal sem que esse problema se agrave. Isso evita também que cause algum incômodo ou até mesmo dor.
Leia também: Entenda a importância de cuidar da sua saúde bucal
Converse com o seu dentista
É importante, quando estiver na consulta odontológica, tirar o máximo de dúvidas que tiver. Assim, você pode conseguir manter a sua saúde bucal em casa da forma mais adequada possível.
Muitas vezes, falar sobre os seus hábitos ou sobre outros problemas de saúde que tenham surgido ultimamente é importante. Isso porque os sinais iniciais podem estar na região bucal, ou até ter consequências na boca.
Portanto, se consulte regularmente para ter não só um sorriso lindo, mas uma saúde bucal adequada. Na PróVida, temos especialistas nessa área prontos para ajudar e prestar um atendimento de qualidade. Clique no botão abaixo e saiba mais.