12 tipos de doenças de pele

12 tipos de doenças de pele
13/11/2020
A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem uma extensa lista com todas as doenças de pele conhecidas: mais de 70. Entre elas estão algumas muito comuns e inevitáveis, que geralmente não associamos à pele.
É o caso da celulite, das estrias, verrugas e até mesmo do envelhecimento. Porque para ser considerada uma doença de pele, é preciso apenas provocar uma alteração da normalidade da pele.
Iremos listar alguns tipos mais comuns e que podem ser evitadas:
Vitiligo
Provocado pela perda de coloração em determinadas regiões da pele, o vitiligo pode ser ocasionado por fenômenos autoimunes e traumas psicológicos.
Câncer de pele
Essa doença corresponde a cerca de 33% das pessoas com câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que fazem parte da nossa pele.
Psoríase
Além de ser uma doença crônica e não contagiosa, sua causa ainda permanece desconhecida. Provoca vermelhidão, descamação e surgimento de manchas espessas.
Eczema
É uma dermatose que pode se apresentar por meio de vários tipos de lesão, como bolhinhas de água, secreções que formam crostas e aumentam a espessura da pele.
Acne
Tão conhecida e tão comum, acne é o nome dado para as espinhas e cravos que aparecem devido, geralmente, a um processo inflamatório. Costuma ser mais frequente em adolescentes.
Melasma
Essa é uma das doenças de pele que provocam manchas escuras, normalmente no rosto. Também afeta mais as mulheres e está relacionada ao uso de anticoncepcionais e à exposição solar.
Albinismo
É uma desordem genética provocada pela produção reduzida de melanina. Dessa forma, tanto a pele quanto o cabelo e os olhos não têm pigmento.
Dermatite atópica
Entre as doenças de pele existentes, a dermatite atópica é causada por questões genéticas, é crônica e não contagiosa. Provoca secura, coceira e vermelhidão na pele.
Leia também: Dezembro laranja: Você já ouviu falar?
Escabiose ou sarna
É uma das doenças de pele que surgem quando o ácaro procria e as fezes do bicho causam lesões na pele. É contagiosa e se espalha rapidamente, caso não seja tratada corretamente.
Erisipela
A erisipela também é uma condição inflamatória que atinge a derme e o tecido celular subcutâneo. Ela representa uma forma superficial da celulite porque atinge a derme na parte superior da gordura subcutânea.
É mais comum nos membros inferiores de pessoas na terceira idade.
Dermatite de contato
Essa é uma inflamação causada por produtos e pode ficar restrita ao local de contato ou causar uma alergia maior. Por isso, é muito importante ter um dermatologista de confiança para poder saber com antecedência o que usar na pele.
É essencial conhecer até mesmo os componentes dos produtos, para não adquirir substâncias que podem causar a dermatite.
Foliculite
É uma infecção de pele normalmente motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica. Mas também pode ser causada por vírus ou até mesmo pela inflamação de pelos encravados.
Apesar de superficial, pode coçar e doer, mas geralmente se cura sozinha.
Doenças de pele: Cuidados essenciais
É muito importante se consultar com um dermatologista e saber quais são os cuidados necessários para cada caso. Até mesmo para manter uma pele saudável e evitar que essas doenças de pele apareçam.
Por isso, mantenha uma rotina de cuidados com a sua pele, com indicação de um profissional especializado para que ela esteja sempre hidratada, limpa e, principalmente, saudável. Sem se esquecer do protetor solar, imprescindível para proteger-se da exposição solar, tanto no frio quanto no calor.