Dor de dente? E agora?

Dor de dente? E agora?
13/08/2020
São variados os motivos que podem causar uma dor de dente, e há fatores que não estão ligados à estrutura dentária. É o caso da sinusite, por exemplo, já que a raiz dos dentes está próxima das cavidades sinusais.
Um resfriado ou uma gripe também podem causar dor de dente, especialmente quando há congestão e pressão nos seios da face. Ou também quando existe uma infecção de ouvido, se for do mesmo lado que a dor de dente, a chance é que seja uma infecção de ouvido.
Mas se não for nenhuma dessas opções, se tiver dúvidas, se a dor persistir, o mais adequado é ir se consultar com o dentista para ter um diagnóstico correto.
O que fazer para aliviar a dor?
É preciso consultar um médico para descongestionamento e reduzir a pressão dos seios das faces em caso de resfriado, gripe ou sinusite. Mas também é possível aliviar com tratamentos caseiros, toalhas quentes, consumo de bebidas quentes, e sopas.
Como saber se preciso de tratamento para a dor de dente
Qualquer que tenha sido o trauma na boca, é preciso consultar imediatamente o dentista, para saber se um tratamento é necessário. No caso de dentes lascados, fraturados ou trincados, ou arrancados da boca, é indicado guardar a parte, se conseguir e levar ao dentista.
No último caso, se o dente foi totalmente arrancado, vá imediatamente ao dentista, porque talvez dê tempo de recolocá-lo na boca, com o procedimento de reimplante.
Tratamentos
Dente lascado: Se não sentir dor de dente e a lasca for pequena, é possível decidir quando e deverá ser tratado, se será suavizada ou corrigida cosmeticamente. Há ainda outras opções como o uso de coroas e restaurações.
Não deixe de perguntar sobre todas as opções ao seu dentista.
Dente fraturado ou trincado: Nesse caso, o dente precisa ser tratado assim que possível, para evitar danos maiores. É preciso saber que nem sempre as fraturas são visíveis, mesmo com radiografias, por isso, a importância de procurar o dentista.
Os sintomas podem ser dor de dente durante a mastigação e sensibilidade a alimentos e bebidas frias. Em alguns casos, até bebidas quentes, assim como o ar, e os sintomas podem se intensificar com o tempo.
Dente arrancado: Nesse caso a rapidez do contato com o dentista é fundamental para que seja reimplantado, assim como a exatidão do local. Se possível, lave-o apenas com água e coloque no lugar, indo imediatamente ao dentista.
Há maior chance de dar certo se for feito nos primeiros 30 minutos, mas com boas chances até duas horas após o trauma. Caso não seja possível a reimplantação, será necessária uma substituição, para evitar dificuldade na mastigação ou na própria fala.
O ideal é procurar o dentista para tratar a dor de dente da forma correta.