Quais as causas e como tratar as dores de cabeça?

Quais as causas e como tratar as dores de cabeça?
17/05/2021
Apesar de muitas pessoas acreditarem que as dores de cabeça estão sempre ligadas a enxaquecas, isso não é necessariamente verdade. Elas podem ter diversas origens, bem como ser sinais de inúmeras atitudes, como passar longas horas sem se alimentar, por exemplo.
Uma dor de cabeça relacionada à tontura pode estar ligada à pressão alta ou até mesmo a uma gravidez. Outra possibilidade é a dor ligada a uma doença, por isso é muito importante prestar atenção e ter cuidado para não sair se medicando.
Quando as dores de cabeça são muito fortes ou se prolongam por, pelo menos, três dias seguidos, é imprescindível procurar por um médico. Nesse artigo iremos apontar algumas causas comuns:
Calor excessivo
Em temperaturas muito altas, o corpo pode desidratar e isso leva a uma dilatação dos vasos sanguíneos, o que resulta nas dores de cabeça. Então, durante o período de verão, principalmente, a dica é se hidratar com ainda mais frequência.
Uso excessivo de analgésicos para dores de cabeça
É comum que as pessoas tomem analgésicos ao sentirem algumas dores, como em crises de enxaqueca, mas a longo prazo essa atitude é prejudicial ao corpo. Dessa forma, o uso excessivo e frequente de analgésicos pode tornar a crise mais resistente e de difícil controle.
Problemas de visão
Neste caso, problemas como astigmatismo, hipermetropia e miopia podem provocar dores de cabeça, em especial em crianças, porque elas forçam a visão para conseguir enxergar as coisas. Tenha consultas anuais com seu oftalmologista para identificar problemas como esses.
Estresse ou ansiedade e as dores de cabeça
Quando a pessoa está muito estressada ou ansiosa e o corpo e a mente não conseguem descansar, há um prejuízo na concentração. Tudo isso junto pode favorecer o surgimento das tão temidas dores, uma forma do organismo avisar que é preciso relaxar.
Alterações hormonais causam dores de cabeça
Mais comum entre as mulheres, as mudanças hormonais podem causar enxaquecas, em especial durante os períodos menstruais, em que é muito comum que isso aconteça. Nesse caso, é importante procurar o médico para ajudar a diminuir os sintomas (ele também poderá indicar um medicamento específico para equilibrar as alterações).
Leia também: Sinusite x rinite: Entenda a importância do especialista
Doenças
Algumas doenças podem causar dores de cabeça, como é o caso da sinusite, resfriados, ou dengue, por exemplo. Por isso, procure um médico para entender o melhor tratamento e investigar o caso a fundo.
Bruxismo
O bruxismo é um ato involuntário de apertar ou raspar os dentes, principalmente durante a noite. Algumas pessoas com ansiedade podem fazer isso também ao longo do dia, o que é capaz de alterar o posicionamento da articulação da mandíbula e causar uma dor de cabeça constante.
Como aliviar dores de cabeça?
Realizar massagem na cabeça, colocar compressa gelada na testa ou na nuca, evitar ficar no sol por muito tempo, mesmo que seja com chapéu e óculos de sol, são algumas medidas que podem ajudar a aliviar as dores de cabeça. Beber um copo de água fresca com gotas de limão para a reidratação também ajuda.
Para reduzir a ansiedade e o estresse, uma dica que pode funcionar para algumas pessoas é caminhar descalço na grama ou meditar, mas se a dor for causada pela TPM, tomar um chá costuma ser uma boa opção.
Mas salientamos a importância do acompanhamento com um médico especialista, só ele poderá indicar os exames adequados, investigar e receitar os melhores tratamentos!