6 exames complementares que têm valores especiais com a PróVida

6 exames complementares que têm valores especiais com a PróVida
30/01/2020
Os exames complementares são de extrema importância médica, como ferramenta essencial para diagnósticos mais assertivos. Por isso, devemos contar com serviços assistenciais que englobem esses benefícios, como a PróVida.
A instituição conta com valores e condições especiais para exames, que podem salvar a sua vida ou de um familiar, ao auxiliar na prevenção de alguma doença ou até mesmo na descoberta precoce de uma enfermidade.
Confira alguns exames complementares que a PróVida engloba
Exame de sangue
Esse é um dos exames complementares que funcionam como uma triagem para o fornecimento de informações sobre a sua saúde. Principalmente porque o sangue tem como papel principal a proteção e a manutenção do equilíbrio do corpo.
E, por isso, pode diagnosticar doenças como: Hepatite C, HIV, colesterol alto, distúrbios de tireoide, alterações na próstata, doenças renais, doenças do sangue, diabetes, entre outras.
Mamografia
A mamografia é um exame de imagem utilizado como diagnóstico do câncer de mama. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, sigla em inglês), uma em cada seis mulheres desenvolve a doença no mundo.
Isso aponta a importância de se fazer esse exame, assim como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) indicam que a mamografia seja feita anualmente em mulheres a partir dos 40 anos.
Leia mais: Veja como a consulta médica em dia faz a diferença na sua saúde
Exames complementares: Ultrassonografia
Esse teste é feito para analisar os órgãos internos, mas também, por ser inofensivo, pode ser usado em crianças e gestantes. É possível avaliar fígado e rins, e no caso das mulheres, útero, ovários e colo uterino.
Algumas suspeitas, como apendicite, doenças que afetam a tireoide e os vasos sanguíneos, cálculos de vesícula e nos rins são detectadas em questão de minutos. E ainda há a possibilidade de analisar o dano de lesões ortopédicas em tecidos moles, como ligamentos e cartilagem.
Raio-x
No caso do raio-x, a procura é por fraturas nos ossos, mas ele também ajuda a identificar males como a pneumonia. Assim como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, além do estado dos pulmões e das vias áreas superiores.
Ressonância magnética
Esse é um dos exames complementares mais importantes para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Para se ter uma ideia, a ressonância magnética pode identificar esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções.
Ele também é solicitado por ortopedistas para investigar tecidos moles, como cartilagens e músculos. É graças a esse exame que é possível descobrir tendinites, hérnias de disco e lesões de ligamento.
No caso dos neurologistas, o pedido é para auxílio na investigação de Alzheimer, atrofias e lesões nos vasos sanguíneos cerebrais, que podem indicar um AVC, por exemplo.
Leia mais: 6 benefícios da PróVida que você precisa conhecer
Exames cardiológicos
Sabemos que o coração é um órgão vital do nosso corpo, e por isso exige inúmeros cuidados, não só com a atividade física ou alimentação, mas também em seu monitoramento.
Os principais exames cardiológicos são: Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Teste Ergométrico. E esses exames complementares ajudam no diagnóstico de doenças graves, como: AVC, infarto, doença vascular periférica, entre outras.
Importância dos exames complementares
É pensando em todas essas doenças que podem ser evitadas, mas também previamente detectadas, que a PróVida oferece valores especiais. Porque a sua saúde e a da sua família são prioridade.