Conheça tudo sobre a campanha do fevereiro roxo

Conheça tudo sobre a campanha do fevereiro roxo
06/02/2022
Apesar da Alzheimer, Lúpus e a Fibromialgia serem doenças muito diferentes, as três têm dois pontos em comum: são crônicas e incuráveis. Por isso, a campanha fevereiro roxo foi criada para conscientizar sobre essas doenças.
Então, vamos iniciar explicando cada uma das três patologias, que são muito graves.
As doenças
O Alzheimer é uma doença que provoca restrições cognitivas, perda de memória e até demência. E possui três fases, leve, moderada e grave, para determinar em qual fase o paciente está, depende do comprometimento funcional. Durante a fase leve, quando a medicação é adotada, a pessoa pode levar uma vida praticamente normal e o esquecimento não atrapalha em atividades corriqueiras.
O Alzheimer é mais frequente em idosos e evolui gradativamente, o que prejudica o cérebro, e pode causar sintomas mais graves como: irritabilidade, falhas na linguagem, prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo. A doença pode ser tratada pelo psiquiatra, geriatra ou neurologista.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Alzheimer é responsável por metade dos casos de demência do país. Isso mostra a importância de entender a gravidade da doença e ter um acompanhamento médico, por isso a campanha do fevereiro roxo é tão necessária.
O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune e que pode afetar órgãos e tecidos como a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Em casos graves, a doença mata se não for tratada. Essa doença se apresenta de diferentes formas e tem causas distintas. Ocorrendo quando o sistema imunológico ataca os tecidos saudáveis do corpo.
Os sintomas do Lúpus variam de acordo com a parte do organismo afetada, porém, podem incluir febre, dores nas articulações, dificuldade para respirar, sensibilidade à luz do sol, queda de cabelo, linfonodos aumentados, feridas na boca e desconfortos no geral, como mal-estar e ansiedade.
A Fibromialgia é uma doença que afeta o sistema locomotor e tem como característica a dor muscular crônica e generalizada. Pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como a pele, articulações e rins. Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia a fibromialgia atinge 3% da população nacional, principalmente as mulheres. O fevereiro roxo pode ajudar também no combate à doença.
A Fibromialgia possui sintomas típicos como sono não reparador, ou seja, quando você não se sente realmente descansado, e muito cansaço. Também podem ocorrer distúrbios do sono, como ansiedade e depressão, alguns pacientes ainda reclamam de alterações na concentração e memória.
Leia também: Médico da dor: conheça essa especialidade da PróVida
Fevereiro Roxo
O diagnóstico de qualquer dessas doenças precisa ser feito por um especialista, assim como o tratamento para que cada paciente possa ter a melhor qualidade de vida possível.
Por exemplo, o principal tratamento para a Fibromialgia é não-medicamentoso, o que se recomenda fazer para alguns pacientes são exercícios aeróbicos, assim como a terapia psicológica pode ser de grande valia.
Para diagnosticar alguém com Lúpus não é uma tarefa simples, principalmente porque os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa, e isso pode confundir com outras doenças.
A conscientização então, é um passo fundamental para diminuir diagnósticos por outras pessoas, esse é o papel do fevereiro roxo.