Mau hálito e o tratamento correto

Mau hálito e o tratamento correto
16/12/2020
O mau hálito ou halitose, é algo que ninguém quer ter, mas mesmo que a pessoa tenha, muitas vezes é difícil de perceber. Primeiro vamos explicar o que causa o mau hálito, para poder evitar que isso aconteça.
Nem sempre a halitose está ligada a desordens estomacais, como muito se acredita. Por isso, é importante ter uma consulta com um especialista, em muitos casos, um cirurgião-dentista para fazer o diagnóstico.
Causa do mau hálito
As causas do mau hálito são variadas, profissionais da área conseguiram identificar mais de 40 causas para a halitose. Um dos principais agravantes para o problema é uma higiene bucal inadequada.
Restos de alimentos entre os dentes, na língua e na gengiva podem fazer com que as bactérias que existem previamente na boca, dissolvam as partículas de alimentos e liberem substâncias com forte odor.
Outro fator que pode acarretar o mau hálito é uma desordem de nome: saburra lingual. Que pode ser definida como uma camada branco-amarelada que fica sobre a língua. Essa camada é formada por restos de comida, bactérias e células descamadas da boca.
A saburra é um acontecimento normal, porém, quando se acumula e permanece no fundo da língua se torna um problema. Isso porque as bactérias presentes irão se alimentar e durante o processo, soltarão enxofre, um gás de cheiro intenso.
São raras as ocasiões que o mau hálito é sinal de uma doença grave. Mesmo assim, não ignore o problema e consulte um dentista se o problema persistir após uma rotina de higiene adequada.
Dietas que são ricas em proteínas e com um consumo baixo de carboidratos podem deixar a sua boca com mau odor. Isso acontece porque o corpo irá queimar gordura ao invés de açúcar, e isso provocar o mau hálito.
Como eliminar o mau hálito
O ato de escovar os dentes precisa ser feito pelo menos três vezes ao dia e passar o fio dental, pelo menos uma. Para que toda a comida e as bactérias presas entre os dentes e a linha da gengiva sejam eliminadas.
Leia mais: Entenda a importância de cuidar da sua saúde bucal
A língua não pode ser esquecida, pois, também pode ser um viveiro de bactérias, células mortas e restos de comida. Para limpá-la pode-se usar a própria escova ou um limpador de línguas.
A hidratação também é importante para manter um bom hálito, porque a saliva ajuda a limpar a boca e lavar as partículas de comida. Quando se passa muito tempo sem tomar água e a boca fica seca, por não ter saliva o suficiente, é possível ter aquele hálito matinal.
Ter mau hálito após acordar é normal, mas se depois do café da manhã e da escovação de dentes, o odor persistir, será necessário buscar a ajuda de um profissional especializado.
Estresse e mudanças hormonais também são fatores que podem ajudar a ter um mau hálito. Então procure ter uma boa saúde, física e mental, com acompanhamento de seus médicos.
Uma rotina de conhecimento e acompanhamento da sua saúde é muito importante para evitar qualquer problema, por isso, é muito importante ter os exames em dia e consultar um especialista sempre que algo pareça fora do normal.