Você sabe o que é lúpus? Conheça mais sobre essa doença autoimune

Você sabe o que é lúpus? Conheça mais sobre essa doença autoimune
22/02/2022
O que é lúpus? Popularmente conhecido como lúpus, o LES ou Lúpus Eritematoso Sistêmico, é é uma doença inflamatória crônica autoimune, ou seja, o próprio organismo ataca órgãos e tecidos. Há dois tipos conhecidos de Lúpus: o cutâneo, que aparece apenas com manchas na pele, geralmente avermelhadas e principalmente em áreas expostas ao sol (rosto, orelhas, colo e nos braços). E o Lúpus sistêmico, quando um ou mais órgãos internos são atingidos.
Agora que você sabe o que é lúpus, quais são os seus sintomas?
Citamos anteriormente as manchas, mas há, muitas vezes, formas específicas, como a mancha vermelha no rosto em formato de asa de borboleta, manchas que descamam e cicatrizam, surgimento de pequenas feridas no canto da boca ou dentro do nariz quee doem. Manchas na pele que surgem depois da exposição solar, dor ou inchaço em uma ou mais articulações e episódios de convulsões sem causa aparente.
Esses são os principais sintomas que definem o que é lúpus, mas há muitos outros, como: inflamação no rim, inflamação das membranas que recobrem o coração e o pulmão, alterações no sangue, inflamações de pequenos vasos que podem causar lesões avermelhadas e dolorosas nas palmas das mãos, plantas do pé, no céu da boca ou em membros. Quando a doença está ativa pode-se sentir febre sem ter infecção, emagrecimento e fraqueza.
Como é feito o diagnóstico para determinar o que é lúpus?
O diagnóstico é feito pelo médico baseado em um ou mais sintomas baseados em alterações identificados em exames, principalmente de sangue e urina. Essas análises clínicas também são importantes para saber se existe atividade do LES.
Nos exames as principais alterações que são observadas para determinar o que é lúpus são: excesso de proteínas em vários exames de urina consecutivos, diminuição do número de eritrócitos (glóbulos vermelhos), leucócitos com valor inferior a 4.000/mL, linfócitos com valor inferior a 1.500/mL, diminuição no número de plaquetas em pelo menos dois exames de sangue, presença do anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm e presença de anticorpos anti-nucleares acima do normal.
Leia também: Inflamação na pele? Descubra os motivos
Quem pode ter lúpus?
O lúpus pode aparecer em qualquer idade, raça e sexo, mas as mulheres são mais atingidas pela doença. Tendo maior incidência entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais frequente em pessoas mestiças e afrodescendentes. No Brasil há uma estimativa de 65.000 pessoas com lúpus. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, acredita-se que a cada 1.700 mulheres no Brasil, uma tem lúpus.
Causa do lúpus
Não há causa conhecida para a doença, mas é possível saber que fatores genéticos, hormonais e ambientais estão diretamente ligados ao seu desenvolvimento. Isso aponta que pessoas pré-dispostas geneticamente, ao interagirem com determinados fatores ambientais, como irradiação solar, infecções virais, podem apresentar alterações imunológicas.
Sendo a principal delas o desequilíbrio na produção de anticorpos que reagem com as proteínas do próprio organismo e causam inflamação em vários órgãos, como a pele.
Portanto, é imprescindível procurar um médico caso sinta qualquer um dos sintomas mencionados nesse artigo, pois apenas um especialista poderá determinar essa doença e te ajudar a relizar os cuidados necessários.