O que é rinite?

O que é rinite?
24/07/2020
Para explicar o que é rinite, falaremos primeiro sobre as características do nariz, que é composto por mucosas, que têm como funções: umedecer, aquecer e filtrar os componentes que respiramos, assim impede que grandes partículas de pólen, pó e pelos passem pelas vias respiratórias e cheguem aos pulmões.
Então o que é rinite?
A rinite é uma condição que aparece quando há inflamação nas mucosas nasais. Com duas classificações: a rinite aguda acontece entre 7 e 10 dias, já a crônica dura por mais de 3 meses.
Os sintomas são: coriza, espirros constantes e de forma seguida, nariz entupido e com coceira, nos olhos, no céu da boca e na garganta.
Tipos de rinite
Agora que descobrimos o que é rinite, vamos explicar suas categorias que podem ter quatro variações conhecidas. Os critérios variam por: frequência, intensidade dos sintomas, resposta aos tratamentos, presença de complicações e achados de exames específicos.
Rinite alérgica
É uma reação imunológica do corpo quando as partículas inaladas são consideradas estranhas, e são apontadas como alérgenos.
Rinite não alérgica
É a condição que causa espirros crônicos, congestão ou corrimento nasal. Apesar de ser semelhante aos da rinite alérgica, mas ao contrário da anterior, não envolve o sistema imunológico.
Rinite infecciosa
Esse é o tipo mais comum, também é conhecida como resfriado comum ou infecção do trato respiratório superior. Essa rinite é causada por vírus ou bactérias geralmente autolimitadas, quando a doença tem um período limitado ou determinado.
Os resfriados aparecem quando um vírus frio se instala nas mucosas do nariz e nas cavidades sinusais, causando uma infecção.
Leia mais: Checklist de como cuidar da saúde
Rinite mista
Rinite mista é quando tem mais de um agente causador, ou seja, pode ser ocasionada por uma infecção bacteriana e de um vírus ao mesmo tempo.
Causas
Agora que sabemos o que é rinite, precisamos entender quais são as suas causas. A rinite pode ser desencadeada pela exposição a microrganismos como vírus, bactérias ou alérgenos que ficam dispersos no ar e penetram no epitélio respiratório.
O que também pode desencadear a rinite são as mudanças bruscas de clima, a inalação de odores fortes que irritam o nariz, gás de cozinha, fumaça de cigarro, poluentes atmosféricos, inalação de ar frio e seco.
E em alguns indivíduos predispostos também pode ter sob ingestão de medicamentos anti-inflamatórios.
Outras situações que podem estar associadas são de mudanças hormonais, como o ciclo menstrual, menopausa, puberdade, gravidez ou alterações endócrinas, como hipotireoidismo. O distúrbio pode aparecer em outras situações, como no ato sexual.
Tratamentos para a rinite
A rinite aguda tem cura e o paciente pode se recuperar naturalmente. A rinite alérgica e a crônica não possuem cura, mas os seus sintomas podem ser controlados, para a alérgica há uma vacina.
Mesmo não existindo remédios para a rinite, há substâncias para ajudar o paciente a espirar menos e manter a coriza sob controle. Uma dica é o soro fisiológico para aliviar o desentupimento.
Para preservar a sua saúde, e determinar quais são os melhores tratamentos para cada tipo de rinite é essencial a busca por um médico especialista, até mesmo para saber qual quadro o paciente se encaixa, e o que pode ser feito para amenizar ou curar a rinite.