4 coisas que você precisa aprender sobre a rinite alérgica

4 coisas que você precisa aprender sobre a rinite alérgica
03/08/2020
A rinite alérgica é uma resposta do nosso corpo ao ter contato com substâncias que o organismo pode considerar como estranhas. Assim, a mucosa do nariz sofre um processo de inflamação.
A obstrução nasal é um dos vários mecanismos de defesa do nosso corpo para combater substâncias tóxicas e irritantes de chegarem aos pulmões. Outras reações são os espirros e a coriza, e é normal que esses sintomas apareçam em qualquer pessoa que tenha tipo contato com algumas dessas substâncias.
O que acontece com a rinite alérgica é que em alguns casos, essas reações se tornam exageradas e duradouras.
A rinite alérgica é hereditária?
Quando um homem e uma mulher, alérgicos, têm um filho, a probabilidade de a criança ser alérgica é de 50%, porém, mesmo que nenhum dos pais apresente alergia, ainda há chances e a rinite é a mais comum delas.
Não é um fator obrigatório a rinite alérgica estar presente desde o nascimento, ou seja, é possível que uma pessoa tenha intolerância a uma substância que anteriormente era tolerada.
Higiene do ambiente
Esse é um dos principais cuidados para se evitar uma rinite alérgica. É difícil evitar o contato com o ácaro, por exemplo. Que é o principal causador das alergias respiratórias e se prolifera na poeira doméstica.
Especialmente em lençóis, tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia. Por isso, o ideal é lavar semanalmente roupas de calma e cortinas com água quente, em torno dos 50º, colocar capas antiácaros em travesseiros e colchões.
Tentar evitar estantes de livros ou de bichos de pelúcias, por exemplo. Se possível, deixar que outra pessoa faça a faxina regular, mas se não tiver outra opção, tentar usar máscaras ou um pano úmido no rosto.
Substituir carpetes por pisos que possam ser limpos com panos úmidos, sofás com estofados por tecido de couro ou vinil.
Mantenha sempre os ambientes arejados e expostos ao sol, durante o maior período possível.
Vacina antialérgicas
Esse é um dos recursos para o tratamento da rinite alérgica, mas precisa ser feita individualmente, por isso é tão importante sempre ter a indicação de um especialista. A vacina é feita com testes cutâneos de acordo com as características de cada paciente.
O tratamento é longo, mas se feito de forma adequada, diminui a sensibilidade aos alérgenos, o que pode evitar o uso de medicamentos.
Dicas para evitar crises
Se estiver em um ambiente com ar condicionado, tome muita água. Tenha um estilo de vida mais saudável, ou seja, faça exercício físico, não fume, beba com moderação e se alimente adequadamente.
Caso tenha alergia de algum alimento, elimine-o da sua dieta. E o mais importante de tudo, não se automedique, sempre busque por cuidados de especialistas, que possam dar o suporte necessário e de acordo com as suas necessidades.
Leia também: Veja como a consulta médica em dia faz a diferença na sua saúde
Não siga recomendações de outras pessoas, nem mesmo se quem tem a rinite alérgica, o que funciona para o corpo de uma pessoa, não necessariamente funciona para o da outra.