Sintomas de sinusite: Saiba como identificá-los

Sintomas de sinusite: Saiba como identificá-los
03/08/2020
A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, a região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Mas as causas dos sintomas de sinusite são diferentes, por isso há quatro tipos dessa inflamação.
Tipos de sinusite
É a mais recorrente, acontecendo em 80% dos casos, decorrente de um resfriado simples. Surge em pessoas com os sintomas de corrimento nasal, transparente ou amarelado, mas podendo chegar até a ficar esverdeado.
Os sintomas de sinusite viral são mais leves, como dor de garganta, conjuntivite, espirros e obstrução nasal, e mesmo quando há febre, não passa dos 38º.
Tem sintomas parecidos com o da sinusite viral, mas acontece com pessoas que tiveram crise recente de rinite alérgica, ou que ficaram expostas a situações que costumam causar espirros em algumas pessoas, por exemplo: frio intenso, ambiente seco, roupas guardadas, livros velhos, entre outros.
Há ainda outros sintomas para quem apresenta uma crise alérgica, como coceira no nariz e na garganta, espirros frequentes e vermelhidão nos olhos.
Essa sinusite acontece em apenas 2% dos casos, e seu primeiro indício é quando a febre passa dos 38,5º, também causa forte dor na face e secreção de aspecto purulento pelo nariz e garganta, ou quando os sintomas leves persistem por mais de 10 dias.
Por último, este é o caso das pessoas que têm sinusite persistente, que não melhoram com tratamento e os sintomas se arrastam por um período muito longo.
Os sintomas de sinusite fúngica podem ser em apenas uma região da face, e geralmente não provoca febre ou secreção pelo nariz.
Como identificar os sintomas de sinusite
Além dos sintomas citados acima, há ainda outros que podem identificar a sinusite.
No caso das crianças há mais sinais para observação, a febre pode vir associada à dificuldade de mamar, além de infecções de ouvido. Mas no geral, os sintomas são os seguintes:
Obstrução nasal, secreção nasal (amarelada ou esverdeada), tosse, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, irritação na garganta e redução do olfato.
Leia também: Checklist de como cuidar da saúde
Como é o tratamento
O tratamento irá depender muito da causa e da categoria da sinusite, se é aguda ou crônica. Por isso, é importantíssimo a procura por um especialista que possa recomendar o melhor procedimento para cada caso.
Um dos métodos mais eficientes no auxílio, principalmente, para aliviar os sintomas de sinusite, é a lavagem nasal diária. Inalações com solução salina, soro fisiológico ou até mesmo vapor quente de água ajudam a eliminar as secreções.
Outra dica muito importante é evitar o ar condicionado, porque além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreções, pode conter agentes infecciosos.
Buscar um médico não é importante apenas para ter uma orientação adequada para os sintomas de sinusite, mas sim, porque se houver muita demora ou o acompanhamento inadequado, a sinusite pode se tornar crônica.
Os tratamentos e as crises irão perdurar, sem falar que os sintomas também variam de intensidade, com a tosse sendo o fator predominante, tendo maior intensidade ao anoitecer e quando a pessoa se deita. Mas quando acorda, é comum ter acessos de tosse e durante o dia isso passa. Por isso é preciso tomar cuidado e procurar um médico.