Tratamento periodontal: Especialistas capacitados fazem a diferença

Tratamento periodontal: Especialistas capacitados fazem a diferença
03/09/2020
O tratamento periodontal se refere a doença de mesmo nome, e que atinge desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o dente. São três estágios da doença periodontal, são eles: a gengivite, a periodontite e a avançada.
Sinais da doença periodontal
Nem sempre há dor decorrente dessa doença, mas há diversos sintomas para estar em alerta. Se a gengiva sangra com muita facilidade durante a escovação ou uso do fio dental. Inchaço, vermelhidão, ou se sentir a gengiva dolorida, ou retraída.
Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca, dente amolecido, próteses que tenham se desajustado, pus visível em torno dos dentes e gengiva, dores agudas ao mastigar alimentos, e dentes excessivamente sensíveis a temperaturas quentes e frios.
Quando não é feito o tratamento periodontal e a gengiva não é tratada, pode evoluir e afetar os tecidos de suporte do dente levando a mobilidade e mesmo à perda dos dentes.
Diagnóstico
Apenas um profissional especializado em periodontia poderá diagnosticar essa doença. No caso da gengivite, a fase inicial da doença, a placa bacteriana irá causar sangramento, vermelhidão e inchaço.
Essa primeira etapa, a doença pode ser revertida caso o osso e os ligamentos que seguram os dentes no lugar não tenham sido afetados.
Na periodontite, o osso de apoio e as fibras estão irreversivelmente danificados, a gengiva começa a formar uma bolsa, que favorece o crescimento da placa. Nesse caso a melhoria da higiene bucal ajuda a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ossos.
No caso mais avançado, as fibras e o ossos do dente estão sendo destruídos, podendo causar mobilidade e moleza. O que afeta a mordida e até a forma como se comunica, se o tratamento periodontal não funcionar, os dentes deverão ser extraídos.
Causa
As doenças periodontais são causadas por uma película pegajosa e incolor formada sobre os dentes. Se a placa não for removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro, e assim facilita o acúmulo de mais placa.
A escovação e o fio dental não removem o tártaro, apenas um dentista pode fazer essa extração, por isso é importante ter um acompanhamento profissional.
Leia também: Checklist de como cuidar da saúde
Tratamento periodontal
A raspagem supragengival feita pelo dentista é a única forma de remover a placa formada que se calcificou e se tornou em tártaro.
Caso a doença estivesse em estágio avançado, o tratamento periodontal é feito com raspagem e alisamento radicular para tratar as bolsas periodontais infectadas e diminuir assim a inflamação da gengiva.
Para quem tiver bolsas periodontais com mais de 5 milímetros, ou seja, de moderada a severa, poderá ser o caso de necessitar de uma cirurgia para reduzir essas bolsas, assim como enxerto ósseo para restaurar o osso perdido. E tudo isso é feito por um periodontista.
Prevenção
Para uma prevenção da doença periodontal o mais indicado é a escovação e o uso de fio dental adequado, mas há também outras coisas que podem ajudar na prevenção dessa doença.
Como o uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos, e assim diminuir a quantidade de placa na boca. Remover a placa bacteriana que evita a doença periodontal e melhora a saúde bocal.
Especialistas capacitados
Ter especialistas cuidando da saúde da sua boca também irá auxiliar em todo o processo de prevenção de doenças e o tratamento periodontal.
A saúde bucal é muito importante para todo o nosso organismo, que funciona interligado. Por isso é preciso cuidar de todos os aspectos.